domingo, 10 de outubro de 2010

Férias



Olá, estivemos de férias merecidas, em João Pessoa na Paraíba; um dos estados brasileiros muito belo, com praias maravilhosas.

O povo de João Pessoa é cordial e recebe muito bem os turistas; a cidade é grande e conserva um centro histórico interessante.

A culinária é basicamente a nordestina, com muita carne de sol, macaxeira, peixes e frutos do mar.

O trânsito é calmo, mas agitadinho, porém pouco sinalizado,no entanto, os motociclistas são cordiais.

A qualquer pessoa que você pedir informações, será bem atendido com dicas precisas. Eu e minha esposa tivemos a ajuda inesperada de um funcionário do TRE, que nos levou até próxímo de onde estávamos hospedados. Ficamos muito gratos.

Há um mercado municipal e um centro de compras do artesanato e produção local. Os preços são acessíveis e, se pedir descontos ou pagar com dinheiro em espécie sempre acabará ganhando bons descontos.

Vimos poucos carros velhos. Encontramos apenas uma única favela, mas muitas crianças pedindo esmolas. A capital é bem policiada. Não vimos problemas com violência.

Tivemos uma necessidade inesperada de atendimento dentário e ficamos surpresos, porque a cidade dispõe de uma unidade do SUS, onde se pode receber atendimento emergencial e posterior encaminhamento a um especialista. Tudo gratuito, com muita qualidade.

Ficamos hospedados na praia do Tambaú e visitamos as praias conhecidas como Bela, Coqueirinho, Amor, do Viking e outras, inclusive Tambaba,esta de naturismo.
Fizemos um formidável passeio de barco a um recife chamado Picãozinho, que fica em frente à praia de Tambaú. É um lugar muito interessante, porque quando a maré baixa, em menos de 20 minutos depois já sobe novamente.

Há muitos passeios disponíveis, mas são caros. Queríamos ir ao litoral norte, onde se tem um por-do-sol ao som de violino e saxofone, mas não fomos, faltou tempo.
Valeu muito sair de São Paulo para visitar a capital da Paraíba. Gostamos muito do passeio. Eu recomendo.

2 comentários:

  1. JPessoa é uma cidade muito interessante para passear, Valdir; tenho certeza de que você e sua esposa bem aproveitaram a temporada de férias. O interessante do seu relato foi a preocupação equilibrada em destacar os pontos fortes e carentes dessa cidade nordestina.

    Qual será o próximo roteiro? Que tal sair de SP e ir ao Amazonas ou ao Pará?

    ResponderExcluir
  2. Olá, é uma ideia, mas ainda vamos explorar um pouco mais o Nordeste, nas próximas férias vamos visitar também o agreste, acredito ter muita coisa para ver. Mas o Amazonas e Pará estão nos meus planos também. Valdir

    ResponderExcluir